segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A inclusão e as diferenças.

As pessoas que usam cadeiras de rodas são seres humanos da mesma espécie das que não as utilizam. Embora essa afirmativa possa parecer arrogante, é importante que as pessoas, cadeirantes ou não, parem de associar TODAS as peculiaridades individuais de comportamento às deficiências físicas. No entanto e longe de querer ser radical, admito que é óbvio que a deficiência física interfere na personalidade e no comportamento das pessoas. Só que existe um limite para isso.

Trocando em miúdos, quero dizer que existem pessoas positivas e negativas, animadas e paradonas, divertidas e ranhetas, legais e “malas” e isso não tem necessariamente a ver com a condição física, ou até social, intelectual, econômica, religiosa, política ou sexual de cada um. Se uma certa pessoa deficiente é depressiva e vive reclamando da vida, mesmo após ter o problema locomotor por anos, ela NÃO OBRIGATORIAMENTE era feliz e bem resolvida antes de ficar nessa condição. Trata-se de uma “mala” e pronto. Por outro lado, um ser humano que está quase sempre de bom humor e fazendo piadas com a própria condição física prejudicada, não significa que esse indivíduo haja dessa forma como fuga do seu problema ou porque queira ratificar sua superação dessa maneira exibicionista. Ele certamente é um cara divertido e pronto.

Portanto, assim como qualquer SER HUMANO, existem cadeirantes obstinados por atividades físicas, aficionados por esportes, viciados em trabalho e loucos por viagens, mas também existem aqueles que preferem ficar na deles, com uma vida mais caseira, voltada a atividades intelectuais e sem grandes badalações. Sem falar nos que oscilam num meio termo entre as duas situações.

Atenção: NEM TODO cadeirante que prefere uma vida meio sedentária o faz por não ter outra opção. Idem para os que optam por esbanjar vitalidade e agitação. Aconselho os cadeirantes a serem sinceros ao declarar o estilo de vida que preferem, de acordo com suas vontades e suas personalidades e que parem de usar suas limitações físicas como desculpa para TUDO o que lhes contraria ou que deixam de realizar. Aos não deficientes, sugiro que vejam o ser humano antes do deficiente e que aprendam a separar o que está relacionado às particularidades do temperamento da pessoa daquilo que tem a ver com as marcas da deficiência.

Sem esse esclarecimento sincero e essa distinção decente das coisas, as medidas tomadas para que haja a inclusão plena do deficiente físico na sociedade vão continuar sendo, de certa forma, piegas e utópicas.

5 comentários:

  1. Oi Claudia, te sigo a algum tempo. Adoooro seu blog e por isso deixei um mimo pro c no endereço abaixo.

    http://sensacoesdeumacadeirante.blogspot.com/2011/01/selinho-este-blog-e-recomendadissimo.html

    Bjos!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. VERDADE SOMOS PESSOAS NORMAIS,NA VERDADE LIMITAÇÕES TODO MUNDO TEM .....BJOKAS

    ResponderExcluir
  3. DEIXEI NO MEU BLOG UM SELO DE INDICAÇÃO PARA O SEU BLOG PQ ESSE BLOG É INCRÍVEL ....BJOKAS....

    WWW.TODOSTODAS.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  4. Olá, Claudia!

    Hoje tive a feliz visita da L@aine no meu blog e pelo dela encontrei o teu. Nos blogs indicados dela vi: rampeira e rodada, adorei o trocadilho e vim conferir, adorei os textos, o blog e estou te seguindo.

    Para ti, uma ótima semana cheia deste bom humor que senti aqui.
    Beijos!

    Dorei.

    ResponderExcluir
  5. O nome do blog dá bem a dimensão de seu espírito, que parece aglutinar alegria com irreverência e amor à vida. Vim visitá-la em retribuição ao seu passeio por meu cafofo multidisciplinar, e encontro um blog lindo, muito bem escrito e lotado de inteligência.
    Além do blog do Jairo, sou membro da galera do Movimento Superação, apesar de não ter nenhuma deficiência visível (deficiência capilar serve?). O fato é que meus melhores amigos são deficientes, a maioria cadeirantes e PC, e estou na luta com eles por melhorias arquitetônicas e de mentalidade da população para que os chamados deficientes tenham uma vida mais digna e plena. Viver é muito simples, as pessoas é que complicam.
    Adorei seu blog, que será incluído no rol dos favoritos. Um grande beijo.

    ResponderExcluir